Monstera Deliciosas - Costela de Adão

Costela de Adão, Monstera deliciosa - planta de folhas exóticas e que proporciona maravilhosa estética a decoração. Segundo o Feng Shui traz união da família e prosperidade nos negócios

Mais detalhes

Apenas Online
monsteraDeliciosas
Novo produto
 
Mais informações

 Costela de Adão

A Costela-de-Adão é linda, exótica e ainda tem fácil manutenção. Ela se adapta facilmente a diferentes ambientes. Suas folhas com recortes proporciona uma estética maravilhosa a decoração.

Seu nome científico é Monstera deliciosa, nativa do México mas cultivada no mundo todo por conta de suas belas e peculiares folhas, com segmentos que lembram costelas. Seu fruto é comestível e muito saboroso, tem até 25cm de comprimento e 3 a 5cm de diâmetro e parece uma espiga de milho verde coberta com escamas. À medida que a fruta amadurece, essas escamas caem da fruta, liberando um aroma forte e doce. O cheiro foi comparado a uma combinação de abacaxi e banana. A fruta é comestível e segura para ser consumida.

Onde Cultivar a Monstera Deliciosa?

A espécie pode ser cultivada no solo ou em vasos e gosta de luz, então o local precisa ter claridade. Espaços com meia sombra e iluminação indireta também são uma boa opção. Cuidado com sol direto e forte, pois as folhas ficam amareladas. Se crescer no chão, é melhor plantá-la perto de uma árvore, onde possa subir.

A Costela-de-Adão gosta de um substrato fresco e com boa drenagem para se desenvolver. A troca de vaso todo ano é aconselhável para prolongar a vida da muda. A rega a deve acontecer duas vezes na semana – por conta das folhas mais largas, ela tem mais espaço para a evaporação da água.

Crescimento

Pode crescer até 20m de altura na natureza, com folhas grandes e grossas, brilhantes e em forma de coração e em ambientes internos chegam de 2 a 3m. Quanto mais antiga a planta, mais as folhas são cobertas com suas grandes perfurações.

Limpeza

A limpeza das suas folhas deve ser feita com um pano macio e úmido proporcionando saúde para a sua planta.

Floração

A inflorescência é com uma espádice branca amarelada com 10 a 15 cm de altura e cerca de 3 cm de diâmetro. As flores são autopolinizantes. Em condições ideais, floresce cerca de três anos após o plantio. A planta pode ser propagada pegando entrenós de uma planta madura.

Costela de Adão no Feng Shui

Segundo o Feng Shui, filosofia milenar chinesa, a Costela de Adão simboliza a vida longa e a honra aos mais velhos. Excelente para equilibrar energias mais densas entre os familiares, pois tem a capacidade de melhorar as relações e estreitar os vínculos afetivos.

Suas folhas arredondadas e verdes escuras inspiram relaxamento, podendo ser colocadas na sala de estar, de jantar ou onde a família se reúne.

Apesar de ser uma planta tropical, a Costela de Adão é muito apreciada pelos orientais. Elas atraem a boa sorte e prosperidade nos negócios. Para alcançar esse benefício, é ideal ter a planta no cômodo de entrada, próxima à porta.
Tem o crescimento acelerado e sua busca pelo alto - já que é uma planta trepadeira, a Costela de Adão simboliza a expansão das ideias e a realização dos sonhos.

No Havaí, é dito que a Costela de Adão leva a um raio de esperança, por conta do pôr do sol na Ilha Sul. Por ter suas folhas vazadas, a luz transpassa, simbolizando assim a esperança em meio ao caos. Esse movimento faz com que sua simbologia seja de determinação e a busca pela luz.

O cultivo

Para o cultivo bem-sucedido dessa planta, são necessários alguns detalhes técnicos, como:

  1. Substrato: Opte por um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. Uma mistura de terra vegetal, turfa e perlita ou vermiculita pode ser uma boa escolha para garantir a drenagem adequada e fornecer os nutrientes necessários.

  2. Adubo: Fertilize a Costela de Adão durante a primavera e o verão, quando a planta está em seu período de crescimento ativo. Utilize um adubo rico em nutrientes, especialmente em nitrogênio, para estimular o crescimento das folhas. Siga as instruções do fabricante para a dosagem correta.

  3. Formulação do adubo: Uma formulação equilibrada de adubo, como 10-10-10, pode ser aplicada a cada dois meses durante a estação de crescimento. Isso fornecerá uma quantidade adequada de nutrientes essenciais, como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

  4. PH ideal do solo: A Costela de Adão prefere solos levemente ácidos a neutros, com um pH ideal entre 5,5 e 7,0. Verifique o pH do substrato antes do plantio e, se necessário, faça ajustes adicionando materiais como turfa para diminuir o pH ou cal agrícola para aumentá-lo.

É importante lembrar de regar a planta regularmente, permitindo que o solo seque um pouco entre as regas para evitar o encharcamento. Além disso, evite expor a Costela de Adão a temperaturas extremas e correntes de ar frio, pois isso pode prejudicar seu crescimento.

Com essas orientações técnicas e cuidados adequados, você estará no caminho certo para cultivar uma bela Costela de Adão, desfrutando de suas folhas exuberantes e decorativas.

 
Ficha técnica
Nome científicoMonstera deliciosa
Nome popularCostela-de-adão, Ceriman, Monstera, Abacaxi-do reino, Banana do-mato
OrdemAlismatales
FamíliaAraceae
Subfamília-
Tribo-
Subtribo-
GêneroMonstera
EspécieMonstera deliciosa
OrigemAmérica Central
TamanhoChegando até 12 Metros
IluminaçãoMeia Sombra / Sombra
PerfumadaSim
FloraçãoPrimavera
FrutosSim
TóxicaSim

Sem produtos

Determinado Envio
R$ 0,00 Total

Preços com taxas excluídas

Finalizar